São Luís (MA) -Qui 23 de Novembro de 2017

INSTITUCIONAL

Utilidade Pública

Comunicação

Turismo em Foco

DOSSIÊ DIRIGIDO AO DR. GASTÃO VIEIRA, MARANHENSE ILUSTRE E DIGNO MINISTRO DO TURISMO DO BRASIL

Imprimir PDF
Por quem os sinos dobram na área de turismo da cidade de São Luís do Maranhão.

Por Sebastião Caracas
 
Temos acompanhado com interesse o seu entusiasmo e o seu desejo de transformar a capital maranhense em um dos polos mais importantes do turismo no Brasil. 


São Luís, na verdade, tem tudo a oferecer e faz jus a essa ideia: se destaca pela beleza natural, tradição histórica com o título de Patrimônio da Humanidade, lindas praias emoldurando a cidade colonial e toda a ilha,  uma   nova São Luís dos tempos modernos que surpreende pela suntuosidade dos seus edifícios. 


Com a sua posse no Ministério do Turismo, que todos nós aplaudimos e continuamos com o mesmo propósito, pelos seus méritos, dobraram-se as esperanças no maranhão inteiro. Pelo entusiasmo despertado surgiram novos investimentos que vieram melhorar a rede hoteleira, que se preparava para atender o aumento do número de turistas esperado. 


Contrariado as expectativas e projeções de crescimento imaginadas, houve uma queda sem precedentes na demanda. Os noticiários oficiais, reportagens de jornais e televisão dão destaque a ocupação de apenas 30% em toda a rede hoteleira, justamente na época da alta estação que compreende os meses de dezembro passado, janeiro e fevereiro recentes, com tendências a menor redução ainda para os meses seguintes.


Proprietários de hotéis, de pousadas  e  todos aqueles, cujas atividades estão vinculadas a esse tão importante seguimento da economia, estão em polvorosa, frustrados, mesmo contando com clientes da área de negócios e a demanda  do turismo doméstico.


Se persistirem as ideias que refletem o comportamento das autoridades locais ao se manterem de olhos vendadas para a realidade que todos conhecem e tem afastado os turistas,   teremos em pouco tempo uma São Luís sem recuperação, fora completamente dos roteiros turísticos nacionais e internacionais.


Ainda como agravante há uma preocupação frequente dos órgãos do próprio governo alertando a população através da imprensa e com placas colocadas nas praias, segundo eles, por estarem poluídas e imprópria para banho.  A internet tem pernas longas e essas notícias chegam rapidamente em todos os recantos do mundo.                                                                                                                                                                                                                               


A solução é muito simples: como primeiro passo, deve-se limpar e despoluir as praias dos esgotos que são mantidos a céu aberto, como dantes, impedindo aos banhistas da terra e visitantes de frequentá-las.


Turistas de todo o mundo onde chegam, têm como atração principal as praias onde sentem-se felizes entre pessoas de comportamento educado, bares ou restaurantes de aspecto agradável que ofereçam bom atendimento e segurança.


O segundo passo pode ser dado através de uma bem planejada campanha persuasiva junto aos frequentadores habituais das praias visando educá-los e torná-los receptivos aos turistas.  Isso deve ser complementado com providências para melhorar o aspecto físico dos estabelecimentos existentes.  Muitos desses bares em nossas praias, se parecem com lixões ou favelas mal frequentados.  


O terceiro passo exige um estudo mais bem planejado, acompanhado por técnicos competentes e devotados, obedecendo à cronogramas de trabalho para recuperação e ocupação racional dos prédios agora quase totalmente em ruínas, tombados pelo Instituto Histórico e Geográfico.  Exige também um programa de saneamento básico para que as pessoas possam circular tranquilamente sem ficarem incomodadas com o mau cheiro existente.


Tomadas essas providências, acontecerá a melhor das propagandas que é aquela feita pelas próprias pessoas, quando satisfeitas, ao visitarem os lugares nos seus passeios turísticos.    


Ouve-se dos turistas frequentemente, de viva  voz, que consideram  São Luís uma cidade bonita e atrativa, porém, não entendem porque nossas autoridades não  enxergam tanta poluição e sujeira nos locais  visitados,  além  de serem mal  frequentados e sem segurança.


Da forma como tudo ocorre e projeta-se para o futuro, o Estado e o Município podem pensar em acabar com suas Secretarias de Turismo, que na verdade, administram atualmente somente o turismo dos gabinetes.

Note-se que o turismo traz moedas desejadas para promover o desenvolvimento de qualquer região, fortalecendo o comercio, a rede hoteleira, restaurantes, outras atividades e, sobretudo, tem alto sentido social pelo intercâmbio cultural e geração de empregos.

Именно поэтому всего три дня назад, после того, как мы узнали о непостоянстве адского времени, мы с определенной долей уверенности можем утверждать, что наши новые чары окажутся работоспособными.

Как видите, господин обер-лейтенант,-ничуть не растерявшись, "Предмет и метод бухгалтерского учета" сказал Швейк,-каждый сожранный паштет всегда лезет наружу, как шило из мешка.

Но, заметим, в Той жизни никто книги Ленина не сжигал, разве что из основных фондов "Управление затратами и прибылью предприятия на основе организации центров финансовой ответственности" библиотек их полегоньку перевели в запасники.

Что сильнее всего поразило Римо, пока он шел по уютным мощеным улицам мимо симпатичных домиков, так это тишина.

Она попробовала "Учет нематериальных активов (по материалам ОАО 'Этанол')" спросить его об этом.

Зазвучала энергичная, не терпящая возражений музыка, потом появилась заставка, и на ее фоне в кадре плавно возникли несколько беседующих между собой людей.