São Luís (MA) -Sexta 22 de Setembro de 2017

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Carta de Turismo e Hospitalidade de São Luís

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O turismo e a hospitalidade têm adquirido cada vez mais importância para a sociedade, como prática sociocultural, como setores da economia e como áreas de estudo. Hospitalidade envolve essencialmente acolhimento ao outro nos espaços doméstico, público e comercial. A garantia de serviços de hospitalidade, pela iniciativa privada, especialmente no contexto do turismo contemporâneo, está vinculada às políticas públicas que resultam em uma cidade mais acolhedora. As comemorações dos 400 anos de fundação de São Luís e dos 25 anos de criação dos Cursos de Hotelaria e de Turismo da UFMA nos motiva a elaborar este documento. Unidos pelo interesse em promover o turismo responsável e uma São Luís cada dia mais hospitaleira, nós, representantes de instituições do setor de turismo e hospitalidade, públicas e privadas, como forma de apontar diretrizes para o desenvolvimento do turismo e da hospitalidade, propomos para:
I.        O SETOR PÚBLICO
a)   Que sejam feitas melhorias nas infraestruturas:
§  Saneamento básico; abastecimento de água e tratamento de esgotos;
§  Praias: urbanização, limpeza, sinalização e equipamentos recreativos;
§  Centro Histórico: recuperação de calçadas e prédios, limpeza das ruas, segurança, iluminação pública, acessibilidade, infraestrutura turística, banheiros;
§  Espaços turísticos: iluminação; sinalização urbana e turística; criação e organização de estacionamentos; segurança, com uma guarda municipal específica para os espaços turísticos; mais postos de informações turísticas e que utilizem novas tecnologias; disponibilização de internet wi-fi; melhorar a oferta e a segurança do transporte público, especialmente no horário noturno, com a criação de uma linha turística no trecho Centro Histórico-Lagoa-Litorânea.
§  Intervenção no Mercado Central, transformando-o em um produto turístico;
b)   Que seja implementado um programa de Gestão dos Resíduos Sólidos: construção de novo aterro e desenvolvimento de um sistema de coleta seletiva; fortalecimento das cooperativas de catadores; programa de educação ambiental nos bairros para implementar este programa.
c)   Que as parcerias público-privadas sejam consolidadas: com atenção à continuidade dos trabalhos já desenvolvidos em momentos anteriores, a exemplo do Plano de Desenvolvimento do Cluster de Turismo de São Luís (recurso do BID/Banco Mundial), iniciado pela Secretaria Municipal de Turismo e que necessita ser colocado em prática, como também do já desenvolvido Plano de Marketing de São Luís.
d)   Que sejam implementadas ações de estímulo ao empresariado para a realização de investimentos em serviços turísticos no Centro Histórico.
e)   Que aconteçam ações conjuntas nas esferas públicas municipal, estadual e federal.
f)     Que as Instituições de Ensino Superior realizem atividades de:
§  Pesquisa: inventários, pesquisas demanda e mercado, imagem do destino, publicação de dados. Informações e benchmarking;
§  Formação e capacitação profissional: em nível superior, técnico e in company.
§  Extensão e projetos: organização de reuniões científicas e com o trade, elaboração de roteiros, projetos de inovação, campanhas socioeducativas, educação ambiental; desenvolva a formação de profissionais com a pesquisa e ações de extensão, coletando informações que possam ser publicadas e utilizadas pelo mercado e pela sociedade, gerando conhecimento.
g)   Que sejam realizadas campanhas educativas para o turismo e a hospitalidade: valorização da cidade, as pessoas, o acolhimento, o patrimônio e a natureza;
h)   Que haja transparência na gestão, uso dos recursos e planos de ação.
i)      Que seja concluído o Museu da Gastronomia e que sejam realizadas atividades de formação profissional neste espaço.
j)      Que haja parceria e interface entre as secretarias do município, como cultura, infraestrutura, planejamento, meio ambiente, educação...
k)    Que sejam criados espaços de lazer, como parques e praças.
l)      Que se garanta o profissionalismo na condução do setor e a realização de concursos públicos para turismólogos e hoteleiros.
II.        A INICIATIVA PRIVADA
a)     Que haja o fortalecimento das associações e da interface entre as entidades privadas e o setor público.
b)     Que seja criado um banco de dados/talentos para facilitar o acesso das pessoas/profissionais ao mercado e atender às necessidades das empresas.
c)      Que sejam estabelecidas parcerias entre o setor público e o privado: como, secretarias, universidades e associações.
d)     Que sejam disponibilizadas informações sobre o desempenho das organizações, para a geração de dados sobre o setor.
e)      Que os profissionais da área de turismo e hotelaria, no superior e no técnico, sejam valorizados com melhores salários, reconhecimento, processo de recrutamento, plano de carreiras, benefícios sociais, qualificação/formação continuada, e respeito à jornada de trabalho.
f)        Que sejam implementadas ações de responsabilidade socioambiental nas empresas.
g)     Que haja Investimento na qualidade dos serviços, dos produtos, buscando inovações.
h)      Que sejam praticados preços justos e competitivos.
III.        A SOCIEDADE
a)     Que a cidade seja reconhecida como “de cada um e de todos”.
b)     Que a população também cuide da limpeza das ruas, da conservação do patrimônio cultural e dos recursos naturais.
c)      Que haja o envolvimento da sociedade civil organizada em prol de uma cidade mais acolhedora e que haja o respeito à diversidade sociocultural no acolhimento aos visitantes
d)     Que a sociedade busque conhecer sobre a cultura do turismo, os impactos negativos e positivos da atividade e participe das ações propostas pelo setor público e privado, para a educação e sensibilização em prol do turismo e da hospitalidade.
São Luís, 09 de Novembro de 2012
SIGNATÁRIOS
Universidade Federal do Maranhão | Departamento de Turismo e Hotelaria – UFMA|DETUH
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMA
Secretaria de Estado De Turismo – SETUR-MA
São Luís Convention &Visitors Bureau
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH – MA
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL – MA
Associação Brasileira das Agências de Viagens - ABAV – MA
Jornal Cazumbá

 

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